A degustação de Luiz Porto na Bekaa (21/05/2019)

21 de Maio de 2019    Leonardo    Vinhos

img

A Bekaa Delicatessen, tendo Sérgio e Sabrina Musolino no comando, recebeu na noite de ontem, Junior Porto, proprietário da Luiz Porto Vinhos Finos, para uma degustação especial com os seus produtos. Durante a degustação, harmonizada com pratos da cozinha mineira, Junior falou sobre a vinícola e comentou os vinhos degustados.

A Luiz Porto Vinhos Finos  está localizada em Cordislândia, no sul de Minas, com vinhedos a 800 metros. Fundada em 1980, como fazenda de café, leite e cavalos, a paixão de vinhos se iniciou em 2005.Conta com  vinhedos próprios, totalmente cultivados no inovador sistema de dupla poda ou inversão de ciclo. Através desta técnica, uvas de excelente qualidade são colhidas no inverno, época na qual as características climáticas das montanhas do sul de Minas permitem as melhores condições para o amadurecimento da uva – períodos secos e com temperaturas amenas e contrastantes entre dias e noites. Com cerca de 45 mil plantas provenientes da França, o vinhedo tem potencial para produzir mais de 55 toneladas de uvas a cada inverno e 50 mil litros de vinho fino por ano. São produzidas duas linhas de produto: Luiz Porto e Dom de Minas. A Linha Luiz Porto é uma homenagem ao patriarca da família, falecido em2011, e seu gosto por cavalos e vinhos. A ferradura se confunde com a taça, o vinho dentro do copo reflete o relevo da fazenda onde as uvas estão plantadas.

Vamos aos vinhos degustados.

Luiz Porto Chardonnay 2016 – elaborado com 100% Chardonnay,  com  12 meses de barricas francesas. Teor Alcoólico de 12,5%. A coloração é de um amarelo dourado, com muito brilho. Os aromas mostram frutas brancas, frutas em calda, amanteigado, especiarias, amêndoas, mel, fumaça, madeira e lixia. Na boca apresenta untuosidade, intensidade, acidez marcante, repetindo as sensações do olfato. Longo final amanteigado com um toque de tostado. Um excelente vinho, que consegue juntar elegância e potência. Avaliação: 90/100 Pontos.

Dom de Minas Merlot 2016 – elaborado com 100% Merlot, sem indicação de passagem por madeira. Teor Alcoólico de 12,5%. A coloração é de um rubi brilhante com reflexos violáceos. Os aromas mostram  especiarias, coco queimado, leve tostado, toques terrosos e um leve toque de baunilha. Na boca apresenta um corpo médio, taninos suaves e bem integrados, acidez equilibrada e textura aveludada. Médio final frutado, com o toque de baunilha se mostrando. Avaliação: 88/100 Pontos.

Dom de Minas Cabernet Franc 2015 - elaborado com 100% Cabernet Franc,  com amadurecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês amadurecendo em contato com as borras finas de leveduras (Sur Lies). Teor alcoólico de 13%. A coloração é de um rubi intenso com toques violáceos e muito brilho. Os aromas mostram morango, ameixa, amora, amêndoa, especiarias e toques sutis de baunilha. Na boca apresenta bom corpo, taninos firmes, acidez equilibrada, repetindo as sensações do olfato. Longo final frutado com a baunilha se mostrando. Avaliação: 89/100 Pontos.

Luiz Porto Cabernet Sauvignon 2014 – elaborado com 100% Cabernet Sauvignon, com amadurecimento de 12 meses em barricas de carvalho. Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um rubi intenso e brilhante com traços granada. Os aromas mostram groselha, amora, ameixa, cacau, algo terroso, tostado e pimenta. Na boca temos apresenta um bom  corpo, com taninos sedosos e acidez equilibrada, com tabaco e pimenta. Longo final com um toque fumado se mostrando. Avaliação: 90/100 Pontos.

Luiz Porto Syrah 2014 –  elaborado com 100% Syrah, tendo passado 12 meses em barricas de carvalho francesas e americanas e mais 12 meses na garrafa, em caves com a temperatura controlada.  A coloração é de um rubi intenso, com média transparência e bom brilho. Os aromas são nítidos com frutas vermelhas (amora, ameixa e framboesa), caramelo, toques terrosos e balsâmicos, alcaçuz, noz moscada e algo de tostado. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos se mostrando, álcool presente, leve amargor e um tostado acentuado, que permanece no final, de boa persistência. Pode evoluir mais. Avaliação: 91/100 Pontos.

Perbacco - Osvaldir Castro

http://perbaco.com.br/

Matéria específica:

http://perbaco.com.br/a-vdegustacao-de-luiz-porto-na-bekaa/